Minha lista de blogs

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Uma crítica às críticas



Injeção dói. Queimar o braço no ferro dói demais. Bater a cabeça na porta do armário: ui! Mas o que dói mais que tudo é ouvir verdades.
Fui no ortopedista e para auxiliar meu tratamento o médico receitou academia e massagem.
Ontem na massoterapia ouvi: Priiii! Quanta gordura localizada! Aquilo foi um tiro no peito, uma pedrada na cabeça, uma queda num precipício! Era a verdade!
Fui atingida porque foi uma carapuça armada e lançada numa realidade.
Não doeria se ela falasse “Pri, que dentes escuros!” ou “Pri, que unhas horríveis!”. Meus dentes são branquinhos. Minhas unhas estavam bem feitas. Porém, meu abdômen e minhas coxas estão, de fato, carregando o fardo da minha gula.
Liguei para minha amiga nutricionista, iniciei meu regime, estou pegando pesado na malhação.
Pode ser que eu não resista ao almoço delicioso de papai, às sobremesas de mamãe, às invenções culinárias de minha irmã. Pode acontecer que algum dia a preguiça domine o meu corpo e minha mente e eu mate a aula de step ou hidroginástica. Mas eu criei vergonha depois que a verdade foi jogada na minha cara, enquanto poderia ter xingado a massagista ou falado mal dela pelas costas.
Caro leitor, quando alguém lhe disser algo que te revolte, que te irrite, que tire o seu sono, pare e pense. Quem está lançando a crítica é quem tem coragem de abrir os olhos daqueles que se acomodam no erro.
Critique a crítica! Você tem todo o direito! Mas não deixe que a dor da verdade te leve a se acomodar mais ainda perante a sua realidade.


7 comentários:

TAION_LEITURA E LITERATURA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TAION_LEITURA E LITERATURA disse...

É indiscutível que o melhor amigo é aquele que nos diz a verdade, mesmo que inicialmente ela possa doer terrivelmente, pois ele nos permite enxergar nossos erros. A hipocrisia daqueles que nos elogiam mesmo sabendo que estamos falhos, acaba de nos empurrar para o abismo. Parabéns minha querida, pela sua visão de como devemos agir diante das críticas bem intencionadas. Meus sentimentos para aqueles que se revoltam quando vêem suas fraquezas desnudadas tão claramente, pois o sentimento que faz com que eles procedam dessa maneira é a SOBERBA..Amo seus textos e esperarei sempre pelos próximos..beijos

Pri disse...

É incrível Taion a sua habilidade de extrair a verdadeira essência de um texto. Realmente quem avisa, amigo é!

Juliana disse...

Não é atoa que você é a minha amiga de sempre e para sempre. Sempre me disse o que eu precisei ouvir e sempre aceitou o que eu precisei te dizer. Isso é mais que humildade, é inteligência. Pobres de espíritos aqueles que não aceitam verdades e ainda criam dramas onde não há. Pois criticar só vale quando você aceita criticas. Ou então é só mesmo, como disse nosso amigo Sebastião, HIPOCRISIA!

pri disse...

É dona Ju, todas as vezes que ficamos "de bico" uma com a outra foi por uma verdade dita. Mas depois da dor verdade sempre vem o perdão e o entendimento!

Andressa Kimura-Rosa disse...

A critica so doi porque temos consciencia daquilo que esta errado. Como foi dito, o melhor amigo eh aquele que nos diz a verdade, eh realmente mais facil perceber uma critica como construtiva vinda de um melhor amigo. Existem criticas gratuitas e criticas necessarias - como dizem os ingleses. Criticas sao gratuitas quando a atitude negativa do criticado so afeta a ele mesmo e nao afeta outras pessoas. Ja, outras criticas sao necessarias pra que haja uma mudanca de atitude e beneficio mutuo. O importante eh saber que se a critica eh recebida com amor ela resultara numa mudanca pra melhor, sempre!

Andressa Kimura-Rosa disse...

A critica so doi porque temos consciencia daquilo que esta errado. Como foi dito, o melhor amigo eh aquele que nos diz a verdade, eh realmente mais facil perceber uma critica como construtiva vinda de um melhor amigo. Existem criticas gratuitas e criticas necessarias - como dizem os ingleses. Criticas sao gratuitas quando a atitude negativa do criticado so afeta a ele mesmo e nao afeta outras pessoas. Ja, outras criticas sao necessarias pra que haja uma mudanca de atitude e beneficio mutuo. O importante eh saber que se a critica eh recebida com amor ela resultara numa mudanca pra melhor, sempre!